
No dia 13 de novembro, aconteceu no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) no CIC, a cerimônia de abertura da Exposição fotográfica “Pesca Essa: Herança e Identidade Cultural da Escola Básica Municipal da Costa da Lagoa”. O momento foi marcado pela presença das crianças e professores da Escola da Costa. A exposição é fruto de uma linda parceria das crianças do terceiro e quarto anos da Escola da Costa com a equipe do Projeto de extensão Jornalismo e Ação Comunitária (JAC), do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC).

Por meio de inúmeras fotografias, a história da Costa da Lagoa e suas tradições, foram contadas; A dança do Boi de mamão, Maricota, a Cabra, a Bruxa e a Bernunça que são símbolos de identidade da região da Costa da Lagoa.

Após um ano e meio de empenho das crianças da Costa da Lagoa e da equipe do JAC na construção do documentário, “Vem Cá meu Boi: A Costa da Lagoa e seu Boi de Mamão” , que explora a tradição da comunidade. As atividades realizadas, que incluíram oficinas de entrevistas, gravações e fotografia, foram fundamentais na escolha pelo formato documentário.

A mostra é a extensão do documentário produzido. A exposição tem como intenção, revelar um pouco mais sobre as histórias que tornam a Costa da Lagoa uma comunidade singular, através da perspectiva das crianças. Com objetivo de valorizar a cultura local, identidade da comunidade, escola e do Boi de Mamão.

Por meio desta proposta e a partilha das experiências dos alunos durante a realização do documentário, é possível ver como as crianças percebem a cultura local. As imagens foram escolhidas pelo o JAC em colaboração com os alunos, e demonstram que a escola, desde de sua fundação, desempenha um papel fundamental na preservação e transmissão das tradições culturais da Costa da Lagoa.

Na mostra, encontram-se fotografias que documentam a construção da escola, erguida no final dos anos 60 pelos próprios moradores da região, graças a uma doação de terreno feita por um casal que residia no local.

Com olhinhos brilhando e curiosos, durante a exposição, as crianças, que foram as grandes estrelas do evento, demonstraram orgulho e alegria com o resultado realizado. As crianças foram as protagonistas durante todo o processo do documentário e da exposição fotográfica, elas foram responsáveis por ajudar na concretização desse projeto.

O projeto teve como objetivo estimular o protagonismo infantil. Durante a mostra às crianças deixaram desenhos do seu personagem favorito do Boi de Mamão em um painel.

Cheios de sorrisos e empolgação, as crianças se divertiram ao tentar reconhecer seus familiares nas imagens mais antigas da comunidade, exploraram o local e cada registro fotográfico, do qual cada um deles foi peça fundamental para a concretização desse projeto.

Os visitantes, a maioria moradores da região da Costa da Lagoa também tiveram seu momento de diversão ao tentar reconhecer amigos e familiares nas fotografias expostas. Muitos alunos e professores se emocionaram ao ver registros da escola de muitos anos atrás e perceber que a tradição da comunidade continua forte e viva.
Textos: Rosângela Matos
Fotos: Warley Alvarenga e Júlia Cataneo