Projeto audiovisual da EBM Costa Da Lagoa em parceria com o JAC foi exibido no CIC e emocionou pais, professores, alunos e todos que estavam presentes no Centro Integrado de Cultura.

A 23a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis aconteceu de 11 a 19 de outubro no Centro de Eventos Integrado de Cultura (CIC). Alunos, pais e professores da Escola Básica Municipal Costa Da Lagoa foram até o CIC para prestigiar a criatividade e talento das crianças com a exibição do curta audiovisual que apresenta a cultura da comunidade da Costa da Lagoa, “Vem Cá, Meu Boi. A Costa Da Lagoa e seu Boi de Mamão”. Com muita emoção e aplausos as crianças mostraram todo seu amor e respeito ao Boi de mamão, o projeto contou com o apoio dos estudantes do curso de jornalismo da UFSC e das professoras Melina De La Barrera Ayres e Isabel Colucci Coelho que integram a equipe do projeto de extensão JAC (Jornalismo e Ação Comunitária). As crianças se envolveram em todas as etapas da produção, que levou mais de 1 ano até sua finalização.

As professoras Melina e Isabel do curso de Jornalismo da UFSC e responsáveis pelo Projeto de Extensão JAC e entre elas a professora Nali Catarina representando a Escola da Costa Da Lagoa, se emocionaram ao falar sobre as experiências e a importância de valorizar a cultura local, durante uma roda de conversa que aconteceu após a exibição do documentário. O JAC tem parceria com a Escola da Costa da Lagoa, desde de 2023 e realizou oficinas de gravações, roteiros, fotografias, entrevistas com alunos dos 3a e 4a séries do ensino fundamental.

Alunos EBM Da Costa Da Lagoa estavam entusiasmados com a experiência de ver seu trabalho ser exibido no CIC para várias pessoas e cheios de alegria ao posar em frente ao Centro Integrado de Cultura Professor Henrique da Silva Fontes.

A professora Nali Catarina Pedroso que participou efetivamente de cada etapa do processo documentário e apoiou seus alunos na construção do projeto audiovisual, ficou bastante comovida e orgulhosa do trabalho que as crianças realizaram e contou após a exibição, como foi para escola importante ter o amor e respeito da cultura local representada.

A pequena Laura, que fez parte do processo do filme, não conseguiu segurar a emoção de ver seu sonho em uma tela de cinema para todos verem, ela contou do seu amor pelo Boi mamão e sua escola. Realizada e feliz, ela emocionou o auditório com sua doçura, emoção e amor pela cultura do seu bairro.

Isabel expressou sua emoção ao ver as crianças sendo “protagonistas” de suas histórias. Com olhos cheios de admiração e orgulho, assistindo os alunos compartilharam suas experiências de como foi fazer o curta “Vem Cá, Meu Boi. A Costa Da Lagoa e seu Boi de Mamão.

O auditório do CIC ficou pequeno de tanta alegria! A criançada lotou o local, com sorrisos, lágrimas e muitos aplausos as crianças brilharam e entregaram talento, carisma e muita dedicação em cada momento.

A Maricota também esteve presente na Mostra Infantil, desajeitada, alta e balançando os braços, ela é uma das personagens centrais do Boi de Mamão. Foi através de oficinas de escrita, como ser fazer uma entrevista, fotografar, gravações e de roteiro, que despertou o interesse dos alunos sobre o cotidiano, história e tradições da comunidade, como por exemplo a Maricota.

As crianças foram as “estrelas” do momento, brilharam em todos os momentos, várias foram entrevistadas por repórteres e tiveram a oportunidade de contar sobre sua escola, o amor pelo Boi de Mamão, o documentário e qual era o sentimento de estar vivendo essa experiência tão enriquecedora e educativa.

Aluno da escola da Costa da Lagoa mostrou com orgulho a bandeira onde diz o nome da escola e do Boi de Mamão. O Boi de Mamão é um teatro/brincadeira que envolve alegria, dança, canto e muita música, que representa a morte e ressurreição do boi. Temos como protagonistas o Boi, Bernunça, Maricota, cavalo, urubu e cabra. Os personagens principais podem mudar conforme a região de Santa Catarina. Recebeu o nome de Boi de Mamão, porque foi utilizado há muitos anos atrás um mamão verde como a cabeça do boi, hoje é utilizado materiais como papel e pano, por exemplo.
Fotografias de Júlia, Warley e Valentina
Texto: Rosângela Matos