Veja o que o jac faz

Nossas ações

O jornalismo comunitário é uma prática que coloca as pessoas e suas comunidades no centro do processo jornalístico

Essas ações no jornalismo comunitário têm o objetivo de promover a participação ativa dos moradores, valorizar as perspectivas locais e contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e engajada. Ao dar voz às pessoas e suas comunidades, o jornalismo comunitário fortalece a democracia e a diversidade de opiniões, promovendo uma mídia mais plural e representativa.

Pressupostos do JAC

  • Ir à comunidade
  • Compreendê-la como um espaço de saberes
  • Fazer junto
  • Ensinar/Aprender
  • Ouvir/Compreender
  • Criar representações

14° Mostra de Cinema e Direitos Humanos na UFSC

2024

Evento que promove o pensamento crítico sobre os direitos humanos através da produção audiovisual.

 

  • Realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e coordenado em Florianópolis pelo Departamento de Jornalismo da UFSC
 

Exposição Fotográfica "Pesca Essa"

2024

Mostra fotográfica “Pesca Essa: Herança e Identidade Cultural da Escola da Costa da Lagoa”

  • Presença das crianças e professores da Escola da Costa da Lagoa.

  • Exposição do documentário “Vem cá meu Boi de Mamão: a Costa da Lagoa e seu Boi de Mamão”.

Documentário “Vem Cá Meu Boi” na 23° Edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

2024

Em novembro de 2024, as crianças, professoras e pais da EBM Costa da Lagoa foram até o Centro Integrado de Cultura (CIC) prestigiar a exibição do audiovisual que representa a cultura da comunidade.

Exibição de filmes na 23° Mostra de Cinema Infantil EFI/UFSC

2024

Exibição de cinco curtas-metragens e debates sobre os temas

 

  • Exibição do documentário “Vem cá, meu boi”, produzido pelas crianças da Escola da Costa da Lagoa com o apoio do JAC, no CIC.

Clipe ACAM - Projeto Favela em Poesia

2024

Em julho de 2024, a turma da disciplina de Jornalismo Comunitário do semestre 2024.1, em conjunto com jovens da ACAM (Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó) gravou um clipe com Luis Fabiano de Andrade Brito, Ainoã Camile da Silva Duarte Ainoã e Levi da Silva Duarte, com participação especial das crianças da Associação.

Produção do documentário "Vem cá meu boi: a Costa da Lagoa e seu boi de mamão"

2024

Neste documentário, alunos do 3° e 4° da EBM Costa da Lagoa entrevistam ex-alunos, professores que participaram da criação e consolidação do Boi de Mamão da comunidade. Uma produção feita por crianças para todos os públicos, com orientação do projeto Jornalismo e Ação Comunitária, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mostra e Oficinas com o Professor Gabriel Kaplún na UFSC

2024

“Memórias da Comunicação Educativa e Comunitária: 100 anos de

Mario Kaplún e Ana Hirsz

 

  • Oficinas com o prof°. Dr. Gabriel Kaplún
  • Organização da Mostra fotográfica

13° Mostra de Cinema e Direitos Humanos da UFSC

2024

Auditório do EFI da UFSC recebeu oficinas de cinema para educadores, sessões de curtas e longas-metragens com debate e roda de conversa.

Disciplina: Jornalismo Comunitário

A cada semestre

Disciplina obrigatória (6° Fase) do Curso de Jornalismo da UFSC

  • Motivada pela curricularização da extensão
  • 35 alunos
  • ONGs já atendidas: ACAM e CEDEP

Parceria com a EBM da Costa da Lagoa

2023/2024

EBM Costa da Lagoa

 

Turmas de 4° e 3° anos Comunidade ribeirinha

  • Oficinas de fotografia e entrevista
  • Criação de documentário sobre o Boi de Mamão da Costa da Lagoa

 

Projeto Ribeirão do Cubatão

2022/2023

Projeto Ribeirão do Cubatão (2022/2023)

Registros audiovisuais de uma pesquisa etnográfica, desenvolvida pela profa. Roselete Aviz (UFSC), em Joinville/SC, com uma comunidade quilombola em reconhecimento.

Projeto Marista

2022

No início de 2022, o JAC iniciou o projeto comunicação em parceria com o Marista Escola Social Lucia Mayrvone, localizada na comunidade Monte Serrat, em Florianópolis. As atividades foram realizadas com as crianças do quinto ano e contaram com a ajuda da Professora Nali Pedroso Nunes. 

Estudantes Indígenas da UFSC

2022

O trabalho do jornalismo comunitário com estudantes indígenas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma iniciativa significativa que busca promover a visibilidade e valorização das vozes indígenas na academia e na sociedade em geral. Essa abordagem específica do jornalismo comunitário visa dar espaço para os estudantes indígenas compartilharem suas experiências, perspectivas e demandas, ao mesmo tempo em que fortalecem sua identidade cultural.

Uma das principais características desse trabalho é a construção de um diálogo intercultural, onde os estudantes indígenas têm a oportunidade de contar suas histórias e reivindicar seu espaço na universidade, ampliando o conhecimento e a conscientização sobre as questões indígenas. Essa abordagem contribui para a desconstrução de preconceitos e estereótipos, permitindo que as vozes indígenas sejam ouvidas de maneira autêntica e respeitosa.

Pipa Informativa

2022

Série jornalística produzida durante a pandemia (2020 e 2021), com o objetivo de oferecer às comunidades vulnerabilizadas de Florianópolis informações sobre o enfrentamento à COVID-19, considerando seus territórios e contextos.Conheça as edições da Pipa!

Comunidades de Florianópolis

2020/2021

O projeto de extensão chamado Jornalismo e Ação Comunitária (JAC), criado por professoras/es e estudantes do Departamento de Jornalismo da UFSC em abril de 2020, tem como objetivos aproximar estudantes às realidades periféricas para promover uma formação cidadã e empoderar comunidades por meio da comunicação comunitária. 

Mesmo no contexto da pandemia da Covid-19, o JAC desenvolve materiais informativos em parceria com o Instituto Padre Vilson Groh, o Conselho Comunitário do Monte Serrat e outras lideranças comunitárias do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. 

O trabalho colaborativo resultou na série jornalística chamada Pipa Informativa, produzida pelos estudantes com a participação das lideranças comunitárias, que também fazem parte do conselho editorial. 

Os panfletos impressos são produzidos mensalmente, abordando temas relacionados à saúde, cuidado, prevenção e direitos sociais, com o objetivo de preencher lacunas de informação de forma acessível e considerando as especificidades das comunidades. Até o momento, o JAC já produziu onze panfletos.

 

Jornalismo e Ação Comunitária

Projeto de Extensão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

2020 – 2025