O projeto de extensão chamado Jornalismo e Ação Comunitária (JAC), criado por professoras/es e estudantes do Departamento de Jornalismo da UFSC em abril de 2020, tem como objetivos aproximar estudantes às realidades periféricas para promover uma formação cidadã e empoderar comunidades por meio da comunicação comunitária. 
Mesmo no contexto da pandemia da Covid-19, o JAC desenvolve materiais informativos em parceria com o Instituto Padre Vilson Groh, o Conselho Comunitário do Monte Serrat e outras lideranças comunitárias do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. 
O trabalho colaborativo resultou na série jornalística chamada Pipa Informativa, produzida pelos estudantes com a participação das lideranças comunitárias, que também fazem parte do conselho editorial. 
Os panfletos impressos são produzidos mensalmente, abordando temas relacionados à saúde, cuidado, prevenção e direitos sociais, com o objetivo de preencher lacunas de informação de forma acessível e considerando as especificidades das comunidades. Até o momento, o JAC já produziu onze panfletos.